quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Resumo das Postagens

Representação com Multimídia:

Duas questões importantes foram levantadas a respeito da utilização de mídias digitais. A primeira delas trata-se da confiabilidade do conhecimento disponível nessas mídias. Temos como exemplo os textos publicados no site wikipédia. Seriam a maioria desses textos confiáveis às pessoas que desejam adquirir conhecimento em determinado assunto? Uma vez que qualquer pessoa postar sobre qualquer assunto de sua própria maneira, devemos tomar cuidado com o que lemos e sermos críticos o suficiente para comparar diversas postagens, inclusive referentes a outros sites da web. Como a informação se encontra espalhada no meio digital, cabe a nós montar o quebra-cabeça utilizando as peças corretas, ou seja, escolhendo bem aquela informação que realmente possa contribuir e se tornar conhecimento. Outra questão levantada diz respeito ao retrocesso para a comunicação oral. Se fosse possível a atribuição de um número IP a cada indivíduo, mesmo se utilizando de chips eletrônicos, seria um tecnologia que realmente se aproximaria da comunicação oral. De qualquer lugar do mundo, sem a utilização de nenhum equipamento digital, simplesmente através de impulsos neversos diretamente conectados ao chip, realizariamos uma "ligação" a outro número IP de outra pessoa, e assim poderiamos nos comunicar sem estar diante da pessoa.

A certeza da incerteza:

Sobre a postagem, a internet realmente atingiu um patamar de uma espécia de universo pararelo ao mundo real, ou seja o espaço virtual de convivio. Sendo assim, é comum o anonimato e a falta de procedência e de senso de determinadas informações que são disponibilizadas. Cabe a nós o dissernimento do que realmente faz sentido em nossas vidas. Esse mundo virtual acompanha a evolução e modificação do mundo real. Dessa forma não nos resta outra alternativa a não ser estarmos sempre aperfeiçoando nossas habilidades, mesmo estando diante de uma realidade tão incerta e transitória.

Abundância do conhecimento:

O conhecimento cada vez mais se torna abundante e espalhado em diversos meios. É praticamente impossível esgotar determinado assunto, pois sempre haverá uma nova informação disponível ou um ponto de vista diferente sobre aquele assunto. O curso de graduação deveria ser pensando como um método de aquisição de conhecimento e aperfeiçoamente pessoal. Nesse sentido, os quatro anos que passamos dentro da universidade, deveriam ser aproveitados para aprender a pensar, desenvolver e modificar o conhecimento, ou seja não podemos ter um visão estática do processo. Cabe a cada aluno a visão crítica e atenção as mundanças que ocorrem em seu meio. Vejamos: Um médico para se formar leva de 6 à 8 anos de estudo. É claro que a medicina evolui tanto quanto a informática em 8 anos. O aluno que cursa medicina deveria estar atento a todas as mundanças que ocorrem ao seu redor e principalmente ter a capacidade de se adaptar a essa realidade. As técnicas mudam, se aprimoram, evoluem. O aluno também muda, se aprimora e evolui.
O processo é dinâmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário